Quem disse que envelhecer é legal?

Tive a vontade de fazer esse post depois que assisti o filme “Amour” e vi as meninas do programa “Saia Justa” do GNT falando sobre ele. O filme é francês e conta a história de Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva), que são um casal de aposentados, que costumava dar aulas de música. Anne tem um derrame (isso não é spoiler!) e o casal começa a passar por dificuldades, tentando lidar com a morte. Muita gente que eu conheço das internets viu o filme e comentou dizendo que morreu de chorar porque era LINDO e emocionante. Fui eu assistir o filme, e uma insensível me senti porque não caiu uma lágrima mas achei o filme de uma sensibilidade incrível e ele só me fez pensar mais em dois assuntos do qual já penso demais: morte e velhice. E depois de assistir o filme e ver o debate das meninas do Saia Justa, eu lhes digo que sim! A velhice não é nada legal!
A gente vive escutando por aí sobre “a melhor idade”, que hoje os velhos fazem tudo, que ser velho não é tão ruim, e por aí vai. Não vemos filmes com atores idosos. Não vemos livros, programas, novelas, que tratem desse assunto, se tiver, são poucos. Se é tão bom assim, por que não mostram? 
Vou dizer que nós NUNCA estaremos preparados pra isso, pra envelhecer e morrer. Nosso corpo vai envelhecer, mas a nossa mente não, e isso é o mais chato de tudo. Você vai continuar com os mesmos pensamentos, com vontades que o seu corpo não vai mais aguentar fazer. Vamos depender muito de outras pessoas, e geralmente essas outras pessoas não estão dispostas a ajudar. O que mais vejo hoje são jovens que desrespeitam os idosos -claro que há excessões!-. Será que quando formos idosos vai ser diferente? O meu medo de envelhecer não é por causa do corpo, de ficar com rugas, ou cabelo branco, ter que usar mil cremes. Não! O meu medo é ser esquecida, o que mais acontece. É de as pessoas não me respeitarem, me acharem gágá, rirem de mim. 
Eu ando de ônibus e observo muito, e daí vejo muitos velhinhos nas ruas, fazendo suas comprinhas no supermercado, e fico pensando na história de cada, o que cada um passou até chegar os dias de hoje. Acho tão difícil ser velho no nosso país! E depois disso vem a morte. O filme mostra a doença de forma tão real que me dá medo e fiquei pensando: “não quero morrer assim!”. O triste não é o que acontece com a gente, porque eu sei muito bem o que vai acontecer comigo, mas sim nas pessoas que são nossos amigos, familiares e que ficam aqui. 
E antes que pensem que sou doente, tenho probleminhas em escrever algo assim, gente! Isso é normal! As pessoas deveriam falar mais sobre esses assuntos e parar de fingir que todo mundo é feliz no Instagram.
Essa vida é muito louca MESMO!
3 comentários sobre “Quem disse que envelhecer é legal?

  1. Dafne disse:

    Não assisti o filme, e muitos falaram que é um filme muito dramático, triste… Mas o que eu posso te dizer é que, apesar de tudo o que vc escreveu ser verdade, nem sempre é assim que acontece!Vide o exemplo da minha avó! Que com 88 ano vive feliz, viaja sempre, tem grupos de croché, ponto de cruz etc. É uma senhorinha linda, feliz e que eu admiro muito!!! Como fazer para envelhecer como ela? Não sei… mas nem todos envelhecem de forma ruim. Beijos

    Curtir

  2. Andreia disse:

    Nossa…precisava ler o que escreveu. Penso o mesmo..envelhecer é uma merda… Mas o pior é a mente que não para..tá ali pra te lembrar a todo instante que vc não pode mais fazer certas coisas…sinceramente não queria nunca ter que passar por isso. Não é depressão não! É só vontade mesmo….Obrigada pelas palavras.

    Curtir

Gostou? Então comenta aí...

