Um cara incrível chamado: Criolo

Nunca gostei e tinha uma preguicinha de rap, ainda mais brasileiro. Daí na época que esse cara aí lançou a música “Não existe amor em SP” e todas as pessoas desse país começaram a amar essa música e colocar em todas as legendas de fotos tiradas em São Paulo, me deu mais preguiça ainda e pensei que era aquele tipo de cantor que vira modinha de uma hora pra outra e a música é chatinha. E fiz questão de nunca ouvir a tal música e nem ler nada que fosse sobre o dito cujo.

Daí que passaram meses e eu to ouvindo uma mixtape de músicas brasileiras no 8tracks e começa a tocar a bendita “Não existe amor em SP”, ouvi e adorei! Tanto a letra da música que é genial e a voz do Criolo que é uma gostosura sem fim. Então eu entendi o estardalhaço todo que ele causou com essa música e resolvi baixar o seu primeiro cd “Ainda Há Tempo” (porque sou dessas que quer ouvir a discografia em ordem, do começo até o final). E pronto, me apaixonei!

Na verdade ele se chama Kleber Cavalcante Gomes, nascido em 1975, mas é conhecido pelos nomes artísticos Criolo ou Criolo Doido. O estilo de música é rap e dos bons (me desculpa Emicida, sou team Criolo). Eu sou mais fã do primeiro álbum “Ainda Há Tempo” e foi a música título do álbum que me fez apaixonar ainda mais por esse cara, que letra INCRÍVEL! Na época eu fiquei arrepiada quando eu ouvi, e ainda hoje eu ouço e até choro porque me toca de uma tal forma. E depois baixei o seu álbum sucesso, “Nó Na Orelha”. 


O que mais me chamou atenção e me faz ser fã desse cara e curtir as músicas dele, é que são músicas com MUITO conteúdo e críticas a tudo o que você possa imaginar: política, drogas, bebidas alcóolicas, saneamento básico, sexo, amor, educação, sustentabilidade, amizade, entre outras coisas. Outra coisa que me chamou atenção é que ele não vende seus álbuns, ele disponibiliza na internet e nos shows você pode comprar pelo preço que você acha que vale a pena. Além dos shows serem bem baratos! O que é uma coisa muito rara de se ver hoje em dia já que tudo no mundo da música gira em torno do dinheiro e preços abusivos. E se isso não bastasse, Criolo é super ligado a sua comunidade e onde nasceu, sempre atento em projetos legais, incentivando o povo que ele cresceu junto, não deixando suas raízes. 

Se você tem esse pé atrás com esse estilo de música, ouve uma música dele que você vai esquecer isso rapidinho. Não curto Chico Buarque, Caetano, Marisa Monte (tenho MUITA preguiça que vocês não tem noção na vida!) e me desculpa sociedade mas sou mais Criolo. Nesse vídeo acima é o show dele aqui no Circo Voador que eu não tive a oportunidade de ir por motivos de: não conhecia o cara ainda. E nesse último mês ele lançou duas músicas que vão fazer parte do seu próximo álbum e você pode ouvir aqui e aqui

Não vejo a hora dele se apresentar de novo aqui na minha terrinha e poder cantar com ele: 

“Eu tenho orgulho da minha cor,

Do meu cabelo e do meu nariz.

Sou assim e sou feliz.

Índio, caboclo, cafuso, criolo! Sou brasileiro!”


Um comentário sobre “Um cara incrível chamado: Criolo

Gostou? Então comenta aí...

